Woody Allen

14 jun

Hoje não vou recomendar um filme, mas um diretor. Sigo a carreira de Woody Allen há bem uns trinta anos e tem sido um dos meus diretores favoritos, mesmo com seus altos e baixos. Um dos grandes problemas do cinema estadunidense perceber-se como “indústria de entretenimento” é que o entretenimento se tornou mais importante que o vehículo que o produz e divulga. Em toda a minha vida, raramente fui ao cinema por divertimento, meus filmes favoritos são aqueles que me deixam noites sem dormir, que me arrancam lágrimas e soluços, que escondem uma ironia por trás de cada gargalhada, enfim que me marcam emocionalmente e me incentivam intelectualmente. Por isso defendo Woody Allen e recomendo sua filmografia a todos que querem algo além de alguns momentos de escapismo banal quando assistem um filme. E aqui vai uma lista dos meus favoritos que recomendo ver e rever:

Annie Hall (na tradução: Noivo neurótico, noiva nervosa – vai lá saber porquê…)

Manhattan

Memórias

A rosa púrpura do Cairo

A era do rádio

Crimes e pecados

A outra

Simplesmente Alice

Neblina e sombras

Igual a tudo na vida

O sonho de Cassandra

Scoop

Vicky Cristina Barcelona

Meia-noite em Paris

Cada um desses filmes é uma pequena obra-prima com imagens e trilha sonora irrepreensíveis, diálogos bem escritos e um profundo conhecimento da natureza humana em sua nuances mais escuras e sombrias, sem perder o humor autodepreciativo e a ironia. Se vocês gostarem desses, procuram mais e divirtam-se!

2 Respostas to “Woody Allen”

  1. Carolina De Hollanda Bastos março 13, 2017 às 2:32 pm #

    Faltou Blue Jasmine e Hanna e suas irmãs e Você Vai Cinhecer um Homem…..

Deixe um comentário

