Vídeo

Cantinho da História 9: Bibliografia

31 mar

Nono vídeo desta série educativa, respondendo à questão do Jucinei, que solicitou uma indicação de bibliografia

6 Respostas to “Cantinho da História 9: Bibliografia”

  1. Felipe Matos junho 27, 2014 às 2:01 am #

    Boa noite Professora !

    Meu nome é Felipe,também sou estudante de Licenciatura em História, e venho acompanhando seu trabalho com vídeos pelo Facebook,Youtube e agora aqui pelo Blog, este último formato é o que mais gostei…. Sobre o vídeo que trata de bibliografias achei um dos mais interessantes e importantes. Estou cursando em uma plataforma EAD, pois moro no litoral de São Paulo e não tenho opções próximas para um curso presencial pois a contramão logística é grande ! Como o vídeo acima aborda as bibliografias principais e suas relações dos alunos com a vida acadêmica , minha sugestão para um próximo vídeo é tratar sobre a realidade dos cursos EAD, sua opinião, sugestões e críticas deste modelo de ensino que cada vez mais toma corpo em nosso sistema de educação.

    Obrigado e abraço !

  2. Felipe Matos junho 27, 2014 às 2:33 am #

    Oi Professora !

    Outra questão é sobre livros…Li recentemente a trilogia do Laurentino Gomes (1808,1822 e 1889), gostaria de saber se leu também ? Quais suas opiniões sobre este trabalho? Sei que não é um trabalho acadêmico mas do meu acanhado ponto de vista, contribui e muito para o entendimento de nossa história livros como o dele…

    • annagicelle junho 29, 2014 às 2:56 am #

      Boa noite, Felipe.
      Não gosto de obras como as do Laurentino Gomes porque ele não dialoga e nem aceita as pesquisas documentais mais modernas. Ele se concentra em um tipo de narrativa que procura seduzir um vasto público, mas que não de modo algum relevante do ponto de vista historiográfico. Se ele ajuda você a avançar em seus estudos e procurar algo mais sólido, então tem relevância. O problema é que a maioria do público se contenta com as explicações simplistas dele e não procura ir além, e isso faz com que uma visão superficial da história seja perpetuada. Mas essa é a minha opinião e eu não gostaria que parecesse que a estou impondo.
      Com relação ao ensino à distância, vou anotar na minha lista para abordar futuramente.
      Um grande abraço!!!!

      • Felipe Matos junho 29, 2014 às 3:01 pm #

        Bom dia, Professora !

        Obrigado por responder meus comentários e entendo o ponto de vista colocado a respeito das obras do Laurentino Gomes… Quanto ao vídeo sobre EAD aguardo suas postagens… Continuo assistindo outros vídeos e com certeza novas perguntas e comentários farei em breve !

        Abraço !!!

  3. alexandre tiote junho 19, 2015 às 1:46 am #

    Muito obrigado, estou no 2 periodo de historia e foi muito esclarecedor seu conhecimento, curso a distancia e tendo fazer o melhor mais uma opiniao igual a sua é de grande valor. muito obrigado.

Deixe um comentário

