Vídeo

Cantinho da História 34: A pós modernidade e o fim da História

8 set

Trigésimo quarto episódio da série educativa Cantinho da História, a pedido de Tiago Cardoso, abordando a questão da pós-modernidade e do fim da História.

Anúncios

2 Respostas to “Cantinho da História 34: A pós modernidade e o fim da História”

  1. marlonkamui maio 13, 2014 às 12:32 pm #

    Olá Anna, tudo bem? Acreditar no comunismo talvez seja a mais alta aposta que podemos fazer na humanidade. De que a própria humanidade encontrará uma maneira de superar sua face individual cada vez mais perversa; Mas na história, inclusive através de leituras de Marx (e marxistas), a humanidade conheceu momentos também absolutamente ruins (do ponto de vista do bem estar comum). Minha pergunta é mais pessoal do que acadêmica: professora, que tipo ou tipos de socialismo viáveis você enxerga para a humanidade? Principalmente ao notarmos a crise das ditas esquerdas.

    Abraços

    • annagicelle maio 13, 2014 às 8:22 pm #

      Oi Marlon, essa é uma pergunta bem pertinente porque as experiências políticas que foram chamadas de comunismo, não passaram de capitalismo estatista. Eu penso que nossa sociedade ficou complexa demais para comportar utopias coletivistas absolutas. Vi um texto muito bem escrito do Leonardo Boff sobre isso e concordo com ele, que a utopia possível deve ser pensada em escala muito menor. Fortalecendo as instituições democráticas e promovendo a distribuição de renda. Cheguei a uma idade em que, por mais que admire a ideia do comunismo, não consigo ver sua viabilidade em nossa sociedade, a não ser quando imposto, e se for imposto não é comunismo de verdade. Esse é o impasse que devemos superar, mas ainda não sei como. Um grande abraço!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: