Vídeo

Cantinho da História 37: Foucault e a Arqueologia do Saber

22 set

Trigésimo sétimo episódio da série educativa Cantinho da História, abordando aspectos da obra de Michel Foucault, a pedido de André Luis Guimarães.

2 Respostas to “Cantinho da História 37: Foucault e a Arqueologia do Saber”

  1. Jacinto da Silva agosto 31, 2014 às 7:46 pm #

    Olá Ana! Parabéns!!! Seus vídeos são ótimos. Aprecio muito. Eles nos sugerem a pensar de modo diferente. Sou mestre em história e estou tentando melhorar meu projeto para ingressar no doutorado. A parte da pesquisa está ok, mas percebo que meu projeto ainda precisa de uma base teórica mais sólida. Meu objeto de pesquisa é um jornal que circulou nos anos finais do século XIX no interior de São Paulo – Bragança Paulista – 1877-1888. Gostaria de focar minha pesquisa no modo como a imprensa interfere nas questões ligadas ao poder. Assim, lhe pediria que me indicasse algumas leituras de teóricos que me ajudassem nessa tarefa. Desde já, muitíssimo obrigado. Abraço.

    • annagicelle agosto 31, 2014 às 11:09 pm #

      Boa noite Jacinto!!!
      Muito interessante seu tema de pesquisa. A principal referência que me vem à mente são os trabalhos da Profa. Maria Helena Rolim Capelato, da USP. Saiu pela Contexto um material que talvez te ajude: Imprensa e História do Brasil. Existe um trabalho mais antigo chamado Populismo Latino-americano em discussão, que é a tese de doutorado dela e que usa como fontes majoritárias os jornais e pode ter uma discussão teórica que te interesse. Vou sugerir a você o que normalmente sugiro para todo estudante, cadastre uma senha nos bancos de teses (CAPES, USP e UNICAMP) e faça uma busca temática. Veja quem lida com jornais como fonte e veja as introduções teóricas para ver como é que lidam com esse tipo de fonte. Verifique bibliografias, veja cada detalhe que possa ajudar a enriquecer seu trabalho e dialogue com esses autores. Boa sorte!!! Um abraço!!!

Deixe um comentário

