Vídeo

Cantinho da História 65: Teologia e História

9 dez

Sexagésimo quinto episódio da série educativa Cantinho da História, abordando a possibilidade de diálogo entre a teologia e a História, a pedido de Luis Ferreira.

Anúncios

4 Respostas to “Cantinho da História 65: Teologia e História”

  1. Luis Ferreira dezembro 9, 2013 às 4:21 pm #

    Acabei de assistir o vídeo “Teologia e História”. Por enquanto só conhecemos a teologia “estabelecida” pelo cristianismo. Mas, com a crescente valorização da individualidade nos dias de hoje, já é hora de surgir, ou melhor já se torna imperativo surgir para o futuro, uma “nova teologia”, uma nova forma de estudar Deus, seja pela ótica cristã, judaica, islâmica, budista, hinduísta, espírita, africana ou outras mais. É preciso uma nova forma de explicar Deus e o universo, sempre pelo aspecto lógico, que supera o fanatismo. É justamente esse o viés de seu vídeo e por isso gostei muito. Muitíssimo obrigado pelo excelente esclarecimento.

    • annagicelle dezembro 9, 2013 às 10:06 pm #

      Que bom que você gostou Luis, fico feliz de poder dialogar sem resvalar nas armadilhas das crenças pessoais. Um grande abraço!!

  2. Winícius Dias dezembro 9, 2013 às 11:04 pm #

    Eu vejo que o grande abismo entre Teologia e História está no fato que a História trabalha para compreensão do passado, o espírito da época, diante de fatos observáveis; ou seja, naturais. Já a teologia é esse campo aberto, metafísico, filosófico, inacessível pela sensibilidade a não ser pela razão (bem cartesiana). Não tem como estabelecer um ponto de vista diante de um acontecimento porque como falou Anna, é baseada em verdades imutáveis. Eu tenho até uma certa aversão a esse tipo de teologia que sempre se impôs e se impõe com suas verdades, mesmo eu sendo um Cristão.

    Anna, você já leu ou conhece alguém que leu essa obra aqui:

    A Nova História Cultural – Lynn Hunt

    Estou praticamente de férias da faculdade e irei estudar esse livro essa semana (meu professor emprestou), se você puder indicar alguma leitura complementar além de Burguière (tenho um texto dele naquele livro de outra indicação – Nova História em perspectiva), serei grato por mais essa ajuda.

    Ademais, todo neófito no curso de história deve assistir seus vídeos porque são aulas de nível superior. Parabéns.

    • annagicelle dezembro 9, 2013 às 11:13 pm #

      Agradeço ,muito sua sempre atenta audiência Winicius!!!! Esse livro eu não li, já vi em várias bibliografias mas não tenho referência sobre a autora. O último estudo sério que li sobre a Nova História foi o do Peter Burke e esses que saíram no Nova História em perspectiva. Lamento não poder te ajudar… Um grande abraço!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: