Cantinho da História 131: Democracia representativa

22 ago

Centésimo trigésimo primeiro episódio da série educativa Cantinho da História, defendendo a democracia representativa, em resposta a Yuri Givago Mateus e Luiz Fernando, meu amigo de Brasília.

Anúncios

9 Respostas to “Cantinho da História 131: Democracia representativa”

  1. Daniela Frasson agosto 22, 2014 às 7:03 pm #

    Olá Professora!
    Gostaria de fazer-lhe um pedido. Necessito de indicações de leitura para maior entendimento do tema “O Povo Indígena da América do Norte e os impactos da colonização inglesa na perspectiva indígena”.
    Muito grata.

    PS: Amooooo o seu canal!

    • annagicelle agosto 22, 2014 às 8:08 pm #

      Oi Daniela, obrigada pelo carinho!!!
      Esse é um tema que aqui não se estuda muito. Pessoalmente, não conheço a bibliografia especializada. Se você lê em inglês, é possível ver material na internet e pesquisar depoimentos de indígenas e legislação de época, basta você realizar uma busca temática. Existe o livro de Dee Brown “Enterrem meu coração na curva do rio”, que mesmo não sendo um livro acadêmico dá um monte de informação factual. Mas o período da colonização inglesa propriamente dita é mais difícil de pesquisar para nós aqui no Brasil, devido ao pouco acesso que temos às fontes e a uma boa bibliografia traduzida. Se você pensar que o período inglês teve um impacto maior nos indígenas do leste que nos da região central e oeste (que tinham mais contato com os espanhóis do México). As guerras e disputas entre ingleses e franceses pelas colônias do leste tiveram um enorme impacto entre as diversas tribos indígenas, mas não conheço obras específicas sobre isso. Já tentou pesquisar os bancos de teses da USP, UNICAMP e CAPES? É só cadastrar uma senha e fazer buscas temáticas. De repente você encontra alguma indicação bibliográfica através do trabalho de outra pessoa. Desculpe não poder te ajudar. 😦 Um abraço!!!

  2. Maria da Luz agosto 25, 2014 às 3:08 pm #

    Caríssima,

    Não me canso deste cantinho!
    Adoro suas falas ponderadas, sensatas, embasadas…Que luxo poder lhe assistir!
    Já fui atendida aqui (video sobre Raymond Williams),e necessito mais uma vez de sua ajuda sobre um tema: Feminismo no Brasil. Especificamente, bibliografia sobre sua suposta colaboração (ou não) nas conquistas democráticas relacionadas aos direitos da mulher. Professora, esclareço que ainda se trata da elaboração do meu projeto para dissertação.

    Um abraço!

    • annagicelle agosto 26, 2014 às 6:28 pm #

      Boa tarde, Maria da Luz!!!
      Confesso que esse tipo de bibliografia está bastante fora das minhas temáticas mais familiares. Acredito que você deva pesquisar na Sociologia e não na História se quiser uma constatação das aquisições recentes em termos de direitos. Uma sugestão que eu sempre dou é que você cadastre uma senha nos bancos de teses da USP, UNICAMP e CAPES e faça uma pesquisa temática para ver em que estágio se encontra o debate acadêmico, e ai você certamente encontrará bastantes sugestões de bibliografia. Um tema paralelo, que você pode abordar é sobre os estudos de História da Mulher e História de Gênero nas últimas décadas, pesquise os Cadernos Pagu, e os trabalhos dos núcleos de pesquisa nas grandes universidades. Há bastante material e é uma história de viés feminista, começada nos anos 70 por professoras como Eni de Mesquita Samara e Maria Odila Leite da Silva Dias. Não sei se isso te ajuda, mas se quiser entabular um diálogo, pode me procurar por aqui. Um grande abraço!!!! 🙂

      • Maria da Luz agosto 30, 2014 às 5:33 am #

        Profª Anna

        O tema do meu projeto de dissertação versa sobre educação e profissionalização das mulheres no fim do Império e inicio da primeira República.
        Especificamente Inserção da mulher no ensino superior considerando o “autodidatismo” com o qual alguns autores caracterizam o ensino das primeiras Instituições de ensino superior.
        Aqui no cantinho obtive informação de que o século XIX é o seu século, então imaginei que pudesse indicar alguma obra sobre o tema.
        As dicas da mensagem anterior já estão sendo úteis.
        Fico muito grata pela sua disponibilidade.

        Um grande abraço.

      • annagicelle agosto 31, 2014 às 11:31 pm #

        Boa noite Maria da Luz!!!
        O seu recorte me lembrou que existe na Faculdade de Educação da UNICAMP uma linha teórica chamada História da Educação e isso talvez refine um pouco a sua busca. Um trabalho que me veio à mente é Educação feminina numa instituição total confessional católica: Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, de Maria Iza Gerth da Cunha. É uma dissertação de mestrado da FFLCH/USP de 1999. A Iza era minha amiga e faleceu repentinamente por causa de um aneurisma, antes de poder ampliar esse trabalho em um doutorado. Vá vendo essas dicas e veja aonde te levam, dificilmente a gente encontra de cara uma obra que seja perfeita para nosso tema ou responda todas as perguntas, mas você consulta a bibliografia dos autores e seleciona mais títulos para formar a sua. 🙂 Um abraço!!!

  3. João agosto 31, 2014 às 10:01 pm #

    Prezada Professora Anna, Boa Noite.
    Antes de tudo quero parabenizar o blog e seu canal no youtube, sempre muito esclarecedores, e sempre os visito, mas nunca me manifestei, e dessa vez pediria a sua bondade e sabedoria para falar ou indicar leituras de Bernard Lepetit, historiador que jamais havia (sinceridade) ouvido falar, e do qual preciso fazer uma apresentação na universidade em qual estudo.

    De qualquer forma grato.

    João.

    • annagicelle agosto 31, 2014 às 10:59 pm #

      Boa noite João!!!
      Confesso que também não conhecia esse historiador. Fui verificar ele fez parte da Revista Annales nos anos 80-90. Se você fizer uma busca no Google, não há nada em PDF disponível. Mas vi algumas resenhas sobre trabalhos dele. Ao que tudo indica, a obra mais conhecida em português é Por uma Nova História Urbana. Veja se consegue acessar alguma resenha que te ajude. Há um verbete na Wikipedia sobre ele, mas está em francês; traz informações biográficas e bibliográficas relevantes. Lamento não ter conseguido levantar mais informações. 😦 . Um abraço!!!

  4. Maria da Luz setembro 24, 2014 às 4:33 am #

    Caríssima Professora Anna,

    Estou às voltas com a bibliografia para meu projeto de dissertação como já falei aqui.
    Não tenho formação em História, mas meu projeto de dissertação será em História da Educação. Isto me inquieta de forma medonha!
    As dicas que recebo aqui me abriram caminhos. E por isso preciso que me socorra mais uma vez. É sobre diferentes concepções historiográficas e sua articulação com a História da Educação.
    Assistir seu vídeo de nº 18 do cantinho e foi muito proveitoso. Gostaria de saber se poderia me ajudar com algo mais

    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: