Cantinho da História 141: A “classe” em Marx, Thompson e Bourdieu

11 abr

 Centésimo quadragésimo primeiro episódio da serie educativa Cantinho da História, abordando a “classe” em Karl Marx, E. P. Thompson e Pierre Bourdieu, a pedido de Everson Veiga Santos.

5 Respostas to “Cantinho da História 141: A “classe” em Marx, Thompson e Bourdieu”

  1. VITOR CUNHA abril 22, 2015 às 5:30 pm #

    SEUS VÍDEOS SÃO SEMPRE MUITO BEM ELABORADOS BOM TRABALHO. NESSE ÚLTIMO, 141 SOBRE CLASSES SOCIAIS, HOUVE UMA PARTE QUE VC MENCIONOU QUE NEM SEMPRE O ESTUDO É SUFICIENTE. CONCORDO EM PARTE, POR QUE EM TERMOS FINANCEIROS, SIM, NÃO É SUFICIENTE, MAS NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO ISSO É FUNDAMENTAL. HOJE SOU CIDADÃO MELHOR PELO SIMPLES FATO DE INVESTIR MAIS NA MINHA FORMAÇÃO. POR TANTO ACHO QUE O FUTURO DESSA MOBILIDADE SOCIAL, NÃO SERÁ MAIS EM GRUPOS, SERÁ ALGO VOLTADO PARA O INDIVIDUALISMO DO SUJEITO, UM EXEMPLO DISSO SÃO OS SINDICATOS, QUE NA PRÁTICA TEM IDEAIS BEM DIFERENTES, UNS SÃO MAIS RADICAIS TENDEM A GREVE SEM PESTANEJAR, OUTROS PROCURAM NEGOCIAR COM AS EMPRESAS. PARA O CIDADÃO ISSO GERA DUVIDA POR QUE NÃO SE SABE QUAL O LADO SEGUIR E ISSO SE ESTENDE PARA TODA A SOCIEDADE, OU SEJA UM CAOS IDEOLÓGICO, NÃO SE SABE O QUE QUERER, NÃO SE SABE O QUE OU QUEM OUVIR. POR TANTO AQUELE CIDADÃO RARO QUE TEM O MÍNIMO DE CONSCIÊNCIA, VAI SER OBRIGADO A BUSCAR SUA MELHORIA DE FORMA INDIVIDUAL, MESMO POR QUE SERÁ UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA.
    MAIS UMA VEZ OBRIGADO POR GERAR UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL DA IGNORÂNCIA.

  2. Rita de Cássia Bianchi Pereira abril 6, 2016 às 3:38 pm #

    Olá Anna,
    sou estudante de história e sempre que posso assisto aos seus vídeos, e já assisti a vários deles, eles me ajudam a compreender vários temas e é muito bom ouvir uma outra reflexão sobre o assunto. Eu estou lendo a Ideologia Alemã de Marx e Angels e confesso que estou tendo um pouco de dificuldade para entendê-lo, seria possível você fazer uma explanação sobre o livro ou me indicar algum autor que fez alguma crítica sobre o tema para me ajudar a compreendê-lo?

Deixe um comentário

