FAREWELL LORD BRETT SINCLAIR

23 maio

Hoje era para ser um dia feliz, temos aniversário na família. E, ao abrir a internet, junto ao cortejo de misérias diárias da nossa política, descubro que Roger Moore se foi. E com ele se foi minha primeira paixonite de pré-adolescente.

 

Os tempos em que ficava até tarde acordada para vê-lo aparecer como Lord Brett Sinclair, ao lado de Tony Curtis na série Persuaders exibida pela extinta TV Tupi. Os anos 70, quando fazíamos fila na porta do Cine Marabá de Jundiaí toda vez que estreava um novo filme de James Bond. E, de uns tempos para cá, desfrutar de rever esses mesmos filmes ruins na TV, junto ao meu marido, e apreciar seu estilo leve e cavalheiresco de atuar.

 

Porque Roger Moore foi o mais cavalheiro dos James Bonds, o mais divertido, o menos afeito à pancadaria e o mais elegante. Seus filmes são muito mais paródias que filmes de aventuras, e sua interpretação irônica coloca o ridículo agente nada secreto na categoria dos clowns mais que dos heróis. Impecável.

 

No entanto, foi sua ação como embaixador da UNICEF e seu modo discreto de lidar com a fama que sempre me agradaram. Sua disposição para representar papéis como o paraquedista badass gay de O cruzeiro das loucas e conferir dignidade a um papel que era para ser uma mera ponta. Seu modo irônico de desdenhar da própria carreira, dando razão aos críticos que o chamavam de canastrão.

 

E do mesmo modo que Vincent Price, Peter O’Toole e Christopher Lee, Roger Moore pertencia à estirpe dos grandes canastrões. Daqueles canastrões imensos, que se tornam Cult e carregam legiões de fãs, mesmo depois que se vão. Agora só restou Michael Caine…

 

Que vá em paz e que a terra lhe seja leve e que as novas gerações apreciem seus filmes e séries. Uma parte da minha adolescência vai-se com ele. E eu que raramente escrevo obituários porque prefiro celebrar as pessoas em vida, aqui me despeço mais da minha juventude do que do homem em si.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: